Você pode ver aqui as recomendações do Ministério da Saúde e do Colégio Brasileiro de Radiologia para o rastreamento do câncer de mama.
A mamografia de rastreamento é um exame de rotina em mulheres sem sinais e sintomas de Câncer de Mama, sendo recomendada pelo Ministério da Saúde, na faixa etária de 50 a 69 anos, a cada dois anos .
Então na busca da redução da mortalidade por Câncer de Mama no Brasil, que envolve não apenas o acesso à mamografia de rastreamento, mas controle de fatores de risco conhecidos e, sobretudo, a estruturação da rede assistencial para rápida e oportuna investigação diagnóstica e acesso ao tratamento de qualidade.
Esforços em busca da redução da mortalidade de Câncer de Mama no Brasil após vários estudos, o Colégio Brasileiro de Radiologia e as principais Entidades médicas no Brasil são unânimes em recomendar o rastreamento mamográfico ANUAL para mulheres entre 40 e 75 anos assintomáticas.
Já para quem tem histórico familiar de Câncer de mama, é recomendado o rastreamento 10 anos antes em relação a idade que o familiar teve Câncer de mama, isto é se a mãe teve câncer aos 40 anos a filha deve iniciar o rastreamento com 30 anos.
Fique atenta!!!
Dra Cátia Sperka Furlan
CRM/PR 14.110
Fonte: Diretrizes para a detecção precoce do câncer de mama no Brasil, Ministério da Saúde .
-Comissão Nacional de mamografia do Colégio Brasileiro de Radiologia e Sociedade Brasileira de Mastologia.
#mama#ginecologia#cancerdemamatemcura#ecografia#ginecologia
#ultrassom#mamografia#cancerdemama#dor#pontualdiagnostico
#dracatiasperkafurlan #curitiba
041- 3527-3031
041-99763-2512