Endometriose e Alimentação
https://pontualdiagnostico.com.br/mapeamentoparaendometriose/
A endometriose está relacionada com o aumento dos processos inflamatórios, então devemos pensar em uma alimentação que não aumente este processos, para isso, uma alimentação com perfil anti-inflamatório é essencial para controle e melhora dos sintomas.
Mulheres que estão acima do peso se beneficiam do emagrecimento porque reduzindo o tecido adiposo, reduz-se a inflamação.
Cuidar do intestino é um ponto chave, porque a disbiose tem relação com a piora dos sintomas e com a dor.
Alimentos como a cúrcuma longa (in natura ou em pó), gengibre (in natura ou em pó), frutas e verduras, chá verde, boas gorduras como azeite, podemos ainda acrescentar: abacate, açaí (sem açúcar ou xarope de guaraná), cacau 100%, peixes ricos em ômega 3, frutas cítricas e o alho.
E claro, é muito importante que você exclua da sua rotina alimentos que aumentam a inflamação.
Em alguns casos uma alimentação com perfil Low fodmap pode auxiliar ainda mais nos sintomas, pois muitas mulheres tem além da endometriose, síndrome do intestino irritável. Os FODMAPs são tipos de carboidratos que, para muitas pessoas, podem ser difíceis de serem digeridos corretamente
E reforçando, minimize o uso de embalagens plásticas, cosméticos e desodorantes com alumínio, enlatados (alumínio, chumbo, cádmio, níquel). Agrotóxicos também pioram a inflamação, portanto invista em alimentos orgânicos na medida do possível.
Vanessa Ceccatto- Nutricionista da Pontual Diagnóstico.
Dra Cátia Sperka Furlan.
#nutricionista#nutricionistaesportiva#nutricao#nutricaofuncional#pontualdiagnostico#dracatiasperkafurlan#lowfodmap #alimentaçãoendometriose #alimentacaoendometriose