ADENOMIOSE

O que é Adenomiose ?A adenomiose é ou também chamada de endometriose interna caracteriza-se pela existência de endométrio, que é a camada interna do útero responsável pela nossa menstruação, dentro do miométrio.

Como resultado a invasão do endométrio para a musculatura uterina leva a aumento volumétrico uterino e por vezes, sangramento, dor pélvica e infertilidade.

Prevalência :  Além disso acomete de 31% a 61,5% das mulheres. Em geral é mais comum nas mulheres entre 40 e 50 anos, mas pode ser encontrada em pacientes mais jovens com quadro de sangramento uterino anormal e dismenorreia. Evidências recentes correlacionam a existência de adenomiose com infertilidade, dessa forma é muito o diagnóstico precoce.

Sinais e Sintomas :

A adenomiose é assintomática em cerca de 35% dos casos, e os principais sintomas para suspeitar de endometriose são :- Sangramento menstrual abundante e prolongado,

-presença de dismenorreia, dor menstrual ou que antecede até uma semana após o fluxo menstrual frequentemente levam à suspeita de adenomiose.

-infertilidade.

-dor na relação ( dispareunia )

Gravidade da Doença :
A frequência e gravidade do quadro clínico estão relacionadas com a sua extensão. No exame ginecológico encontramos útero aumentado de volume, amolecido e doloroso, principalmente no pré-menstrual. Para confirmação diagnóstica o ginecologista ira te pedir uma ecografia transvaginal.

Diagnóstico :

A USTV é o exame de imagem indicado como primeira linha para o diagnóstico da adenomiose, apresentando sensibilidade de 82% e especificidade de até 84%. No entanto, a experiência do examinador e a qualidade do equipamento são fundamentais para um diagnóstico preciso.

Tratamento :O tratamento pode ser através do bloqueio da menstruação, primeiramente pode ser com anticoncepcional via oral, injetável, outros tipos hormonais, como DIU ou até tratamento cirúrgico.

Então se você tem algum desses sintomas, procure o ginecologista de sua confiança e um ultrassom com especialista em endometriose.

Dessa forma é importante saber que é possível viver bem com endometriose, tendo um diagnóstico precoce e tratamento correto.
Dra Cátia Sperka Furlan
041-99763-2512